O Desbravador
UMA AVENTURA EXTRAORDINÁRIA

Esta é a história de como uma família de judeus, três centenas de colonos cristãos e uns tantos criminosos degredados, com sangue, suor e lágrimas, desbravaram florestas virgens nos trópicos selvagens, ironicamente chamada Terra dos Papagaios. De fato, havia muitos papagaios por lá. Mas também onças, serpentes, índios antropófagos e índios mansos, ainda que dispostos a entrar em guerra contra os brancos se se sentissem ultrajados. Não obstante, em apenas algumas décadas, os colonos transformaram aquele pedaço do Brasil no maior produtor de açúcar do planeta. Tudo graças à liderança de um homem: Duarte Coelho. Um surpreendente personagem da nossa História, que poucos brasileiros conhecem.

Em O Desbravador, Aydano Roriz reconstitui a trajetória de Duarte Coelho desde bebê, levado para um convento de freiras numa pequena aldeia de Portugal, até a conquista da fidalguia aos 65 anos de idade, passando pela adolescência na região de Porto e na Ilha da Madeira. Fora na Madeira, diga-se de passagem, que conquistara a confiança dos judeus que, muitos anos mais tarde, lhe forneceriam mudas de canas e se tornariam decisivos para transformar a capitania de Pernambuco na Terra do Açúcar.

Baseado em fatos reais, descobertos em profundas pesquisas; devidamente temperados com doses da melhor ficção; no seu peculiar estilo bem-humorado e de leitura agradável, o autor compôs este romance épico, fascinante, divertido... uma aventura inesquecível.

Ouça o áudio da entrevista concedida pelo autor Aydano Roriz à Rádio Metrópole:





Aydano Roriz
Aydano Roriz

Nascido em Juazeiro, Bahia, em 1949, Aydano Roriz cresceu em Salvador e mudou-se para São Paulo em 1972, onde trabalhou em revistas por mais de 30 anos. Em 2005, transferiu-se para a Ilha da Madeira, no Atlântico Norte, a 1.000 km de Lisboa. É lá, no Funchal, que gosta de escrever.