+ ver mais datas

Últimas notícias

A Arte Do Cinema: Star Wars
Desaconselhável para leitores politicamente corretos
Os Estagiários do Crime
Conspiração no Fim do Mundo
Livro sobre Bento XVI ajuda a entender a renúncia
Meu Irmão, o Papa
Elfos – Aventura e Fantasia
A Grama do Vizinho é Mais Verde
Billy Graham – A Caminho de Casa
Louca Pra Casar de Susanne Leinemann

Livro sobre Bento XVI ajuda a entender a renúncia

13/02/2013

Livro Meu Irmão, o Papa traz o relato tocante de Georg Ratzinger, irmão de Bento XVI,
sobre a vida pessoal e religiosa do sumo pontífice


"E o nome Ratzinger foi efetivamente pronunciado [após o habemus papam]! Devo dizer que neste momento senti uma grande angústia. Isso era um grande desafio, uma tarefa enorme para ele, pensei comigo, e fiquei seriamente preocupado. Eu não vi nem a pompa nem a beleza de tudo aquilo, mas o desafio e o fardo desta função, que exigiria tudo dele."

O trecho do livro "Meu Irmão, o Papa", de Georg Ratzinger, irmão do sumo pontífice, parece fazer ainda mais sentido agora que Bento XVI surpreendeu o Vaticano e o mundo com a notícia de sua renúncia. Georg, que é sem dúvida a pessoa mais próxima de Bento XVI e afirmou ter conhecimento da decisão há alguns meses, apresenta na obra um relato tocante sobre a vida de Joseph Ratzinger, desde a infância, na Baviera, até o pontificado.

Trata-se de obra fundamental para acompanhar a jornada pessoal e religiosa do Santo Padre e entender os motivos que o teriam levado à renúncia. Ao contrário do que sucede normalmente, Bento XVI verá um sucessor ainda em vida. Sua importância, portanto, não se encerra nesse episódio. Além do seu legado, Joseph Ratzinger, como teólogo e estudioso, certamente continuará a exercer grande influência na Igreja Católica.

O livro traz ainda 30 fotografias históricas, do álbum da família Ratzinger, que retratam Bento XVI ainda criança, na escola primária; na ordenação como padre, na mesma cerimônia que seu irmão; e como integrante da Flak, a artilharia antiaérea nazista, na qual foi forçado a servir durante a  Segunda Guerra Mundial; entre muitas outras.

Ninguém é mais íntimo do papa do que seu irmão. Até hoje, passam as férias juntos e se falam quase todo dia. É assim, como seu principal confidente, que Georg retrata, com uma visão ímpar, a vida do que foi o 265o sucessor de São Pedro. Seus testemunhos foram compilados pelo jornalista alemão Michael Hesemann, historiador e escritor premiado, e que complementa os relatos com importante contextualização histórica, transformando "Meu Irmão, o Papa" no mais importante documento histórico sobre Bento XVI.

 
Ficha técnica:
Meu Irmão, o Papa
Autor
:Georg Ratzinger e Michael Hesemann
Tradução: Paola Schmid e Fernanda Romero
Publicado no Brasil por: Editora Europa
Formato:16 cm x 23 cm
Preço: R$ 39,90
No de páginas: 256
Onde encontrar:nas principais livrarias do País; no site
www.livrariaeuropa.com.br ou pelos telefones (11) 3038-5050 (capital) ou 0800 8888-508 (outros Estados)
Versões digitais: iBookstore e Kindle (Amazon)
Para baixar a capa em alta resolução, clique aqui
 
Sobre os autores

 Georg Ratzinger
Irmão mais velho de Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI, monsenhor Georg Ratzinger nasceu em Pleiskirchen, Alemanha, em 15 de janeiro de 1924. Maestro de renome, já aos 11 anos mostrou aptidão para a música. Dirigiu o chamado "Coro dos Pardais" da Catedral de Regensburg (Regensburger Domsplatzen) por 30 anos, de 1964 a 1994, e recebeu, entre muitos títulos, a Ordem de Mérito da República Alemã, em 1981, e o de Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem ao Mérito da República Italiana, em 2008. Atualmente vive em Regensburg, na Alemanha.

 
Michael Hesemann
Jornalista, escritor e documentarista premiado, Michael Hesemann nasceu em Dusseldorf, Alemanha, em 1964. Estudou História e Antropologia Cultural na Universidade de Göttingen. Publicou mais de 30 livros em 14 idiomas.
Atualmente vive entre Dusseldorf e Roma, onde é jornalista credenciado pela Santa Sé.

Sobre a Editora Europa
Fundada há 26 anos, a Editora Europa é uma empresa de capital 100% brasileiro. Atualmente, com mais de 100 funcionários, publica 16 revistas, afora guias, livros ilustrados e literatura.

Informações para a imprensa: Aida Lima (11) 3038-5118; 9 6433-6974 ou aida@europanet.com.br