WEBJUMP Insights - Edicão 1

WEBJUMP Insigths 41 e construir o projeto em fases, com suporte operacional, técnico e econômico para cada etapa. Os principais desafios incluem evitar a dependência exclusiva da equipe de TI, estabelecer objetivos claros, gerir múltiplos fornecedores e garantir a comunicação e o alinhamento perfeitos entre todos os envolvidos incluindo ritos (reuniões periódicas) nesta gestão. HIGHLIGHTS ÚTEIS • Inicie sua jornada de digitalização por projetos que melhorem a vida das pessoas envolvidas no core business. Isso quebrará resistências e dará sustentação para outras iniciativas. • Evite arrumar a casa com o projeto em andamento. Prepare-se, minimamente, para o que virá, pois muitos projetos são interrompidos no meio quando encontram obstáculos que não haviam sido pensados antes. • Construa uma proposta de valor clara e que atenda o maior número de stakeholders, que atuarão como sponsors do projeto. Sempre que necessário, ao longo do projeto, relembre a proposta de valor a todos, mantendo o alinhamento. • Fuja dos conflitos de canal, melhorando a jornada do seu vendedor no B2B e atuando com fair play máximo com o restante da cadeia. • Considere vender emmarketplaces e trazer serviços exclusivos no D2C, para fugir da concorrência inicial direta com o varejo. Emmomento mais avançado de maturidade digital, considere criar seu próprio marketplace, incluindo toda sua cadeia, para obter sucesso juntos. • Crie projetos que focam em atender tudo aquilo que a sua cadeia tradicional não tem como objetivo primário ou não sabe fazer bem, de forma que suas iniciativas se tornem complementares. • Estude sobre a oportunidade do Retail Media, uma forma de posicionamento de marca no digital que pode ser muito efetiva e econômica, estreitando laços comerciais com o varejo. • Os meios projetados até podem ser digitais, mas será sempre gente comprando de gente e todo projeto precisa considerar jornadas, interesses e até comportamento humano para conquistar o máximo de sucesso. Caso queira saber mais, conheça a obra Indústria & E-commerce . Leitura sem paralelo no mundo, que vem ajudando inúmeros estrategistas da indústria a construírem sucesso em suas iniciativas digitais. Além de informações baseadas nas experiências práticas dos autores, o livro ainda é muito bem complementado com 40 participações especiais de especialistas que são referência em suas áreas de atuação. Acesse: www.industriaeecommerce.com.br Rodrigo Maruxoé empreendedor do mercado digital desde a década de 1990, foi sócio de uma agência digital no período pré-bolha da internet e ocupou funções C-Level em empresas como JáCotei, Netshoes, Shoestock e OQVestir. Hoje é Professor e Conselheiro Técnico da Escola Superior de E-commerce.

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