WEBJUMP Insights - Edicão 1

A ERA DA PERSONALIZAÇÃO EM ESCALA CHEGOU! ■ Eleve a jornada do cliente a um novo nível ■ Entre na vanguarda da experiência digital eficiente ■ Crie poderosos canais de engajamento Insights WWW.WEBJUMP.COM.BR ADOBE EXPERIENCE CLOUD & INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 9 786558 845553 R$ 29, 90 #01 EDIÇÃO ■ ENTREVISTA COMNÚBIAMOTA HEADDEMARKETINGADOBE ■ RODRIGOMARUXO INSTITUTOAMAGIADA EXCELÊNCIA ■ ALEXIS ROCKENBACH CEOCOMPASS UOL

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Oconceito da tecnologia de Inteligência Artificial não é novo, e já estamos mais do que acostumados a ver robôs e sistemas que conversam com humanos em filmes de ficção científica. Em alguns casos, como no filmeMatrix , as máquinas, como são chamadas, dominaram o planeta e utilizam o calor humano para gerar energia e continuar funcionando. Talvez por isso, vejo que ainda é assustador para muitos perceber que os computadores estão respondendo a perguntas, trazendo informações e gerando conteúdo em segundos. A IA generativa tem a capacidade de escrever textos, gerar imagens, processar informações, traduzir textos com ótima semântica, entre muitas outras coisas. Isso nos traz o enorme benefício de gastar menos tempo emmuitas tarefas do nosso dia a dia. Além de economizar tempo, ela permite que pessoas com pouca habilidade em determinada área utilizem a imaginação para criar. Eu mesmo sempre fui péssimo em desenho e ilustração. Agora, com a IA, sou capaz de usar minha imaginação e, fornecendo contexto para a IA, posso gerar imagens incríveis com o Firefly, da Adobe. É exatamente nesse contexto que precisamos entender. A criatividade humana é ilimitada e não pode ser copiada ou reproduzida. Nós imaginamos e a IA realiza em uma velocidade incrível. Em vez de discutir sobre como a IA pode dominar o mundo, meu conselho é: comece a aprender a usar essa poderosa ferramenta. Desbloqueie a imaginação e alcance limites antes inimagináveis. O mundo da tecnologia está mudando, e nós precisamos evoluir junto. Esta primeira edição da revista WEBJUMP Insightstambém traz uma série de conteúdos e artigos relevantes para o dia a dia de quem trabalha com tecnologia. Tudo feito por especialistas em cada uma das áreas. Falamos sobre metodologias ágeis, e-commerce, martech e analytics. Um conteúdo essencial para trabalhar com projetos de tecnologia. Espero que goste. Inteligência Artificial: é hora de potencializar a criatividade humana IVAN BASTOS CO-FOUNDER E CEO NAWEBJUMP Carta ao leitor WEBJUMP Insigths 3

Bem-vinda, WEBJUMP Insights, a primeira de muitas... Como é bom poder compartilhar informação de qualidade em uma época em que a credibilidade das notícias é duvidosa e a fake news inunda as redes sociais e meios de comunicação. A iniciativa de criar aWEBJUMP Insightspartiu do movimento de levar ao mercado um conteúdo de extrema qualidade, criado por especialistas e lideranças do setor, abordando todo o ecossistema no qual a transformação digital está presente. A ideia é explorar mercados, trazer tendências, cases, artigos e, principalmente, ser uma fonte sobre as experiências que vivemos e continuamos descobrindo sobre tecnologia e inovação, no Brasil e no mundo, com uma versão no idioma português e outra em inglês, afinal, hoje somos globais. As soluções da Adobe e toda a sua stack de ferramentas também será abordada, com o objetivo de trazer para você, prezado leitor, mais conhecimento sobre o posicionamento de cada produto e de como as soluções podem ser aplicadas aos negócios. Vamos explorar nesta edição inaugural justamente todo o Experiencie Cloud da Adobe e como a WEBJUMP consegue contribuir com cada solução, unificando a expertise de implementação, jornada e resultados, unificada aos desejos e necessidades de clientes Enterprise que buscam escalar as operações, plataformas e business. Metodologia, Dados, Plataforma, User Experience, Analytics, CDP, Martech e muito mais estão distribuídos em uma revista de 48 páginas em formatos físico e digital, com umdestaque para a reportagemde capa sobre Inteligência Artificial. Vale ressaltar que, alémdos assuntos presentes aqui naWJ Insights , você vai encontrar alguns QRCodes que darão a extensão para conteúdos extras, dando assimmais profundidade e relevância as informações. Por fim, gostaria de agradecer a todo o time que contribuiu, e que vai continuar contribuindo com a revista, e também aos nossos convidados que abrilhantaram com seu conhecimento as páginas da nossa primeira edição. Afinal, como diz umde nossos princípios: "Nunca estamos 100% satisfeitos. Sempre é possível fazer melhor". Fonte: Forrester Research ERICKMELO CO-FOUNDER E CCO NAWEBJUMP Coordenação Editorial: Erick Melo e Ivan Bastos Redação: Alexandre Rodrigues, Alexis Rockenbach, Alisson Aguiar, Beatriz Fonseca, Daniel Bender, Daniel Fioqui, Erick Melo, Ivan Bastos, Luan Alves, Lucas Lorieri Vanin, Rodrigo Macena, Rodrigo Maruxo, Rodrigo Mourão e Stephanie Baptista Anuncie com a gente: marketing@webjump.com.br Fale com nossos executivos: comercial@webjump.com.br Inspired by challenge Rua Alvarenga, 1416 CEP 05509-003 São Paulo, SP (11) 3038-5050 sac@europanet.com.br www.europanet.com.br Diretor: Luiz Siqueira Edição e Arte: Marco Clivati Imagens: Shutterstock WEBJUMP Insights - Edição 1 ISBN: 978-65-5884-555-3 EDIÇÃO #01

Entrevista Núbia Mota, Head de Marketing de DX Industry Enterprise da Adobe na América Latina Capa Inteligência Artificial Generativa Artigo Uma nova era da Engenharia de Software Metodologia Entregando mais commenos Artigos Lean Thinking e Métricas Ágeis Content Commerce Os três pilares da personalização em escala Artigo Adobe Commerce e Adobe Experience Manager User Experience O papel crucial do UX Case Empório Nestlé Indústria & E-commerce Digitalização da sua indústria Experience Cloud Adobe Experience Cloud Analytics A era dos insights Marketing Tools Torne-se verdadeiramente omnichannel Artigo Pessoas e Cultura Sumário 6 10 18 22 26 30 34 36 38 40 42 44 46 48 10 22 6 30 WEBJUMP Insigths 5

A força da Adobe para escalar seu negócio digital Head de Marketing de DX Industry Enterprise da Adobe na América Latina, Núbia Mota é especialista em soluções em nuvem de marketing digital e e-commerce para operações B2B e B2C. Há cerca de quatro anos na empresa, seu primeiro desafio foi desenvolver o marketing da Adobe Commerce (antiga Magento) no Brasil, expandindo sua atuação para toda a América Latina. Atualmente, é responsável pela estratégia de marketing para contas enterprise das soluções Adobe Experience Cloud no mercado latino-americano. Além disso, Núbia já deu aula no MBA de Marketing da UFRJ, palestrou em diversos eventos e é uma das embaixadoras e mentoras do Mulheres no E-commerce, comunidade commais de 50 mil mulheres que atuam no mercado digital. Nesta entrevista, Núbia compartilha como as soluções da Adobe podem ajudar as empresas a escalarem seus negócios online. WEBJUMP (WJ): Sobre a Adobe Experience Cloud, quais são os objetivos da Adobe com a abrangência de ferramentas para o mercado digital e quanto ela é fundamental para uma solução end-to-end? Núbia Mota (NM): Acreditamos que o crescimento das empresas ocorre por meio de boas experiências para seus clientes. A Adobe Experience Cloud é um conjunto de soluções que apoia executivos de marketing e tecnologia a dar vida a essa estratégia e a expandir os ganhos de seu negócio. WJ: Olhando para Martech, quais as principais necessidades dos businesses no mercado e como as ferramentas podem contribuir para escalabilidade? NM: O termo Martech é a junção do marketing e da tecnologia. As principais necessidades estão relacionadas à melhoria da performance e dos resultados da estratégia de marketing das empresas, visando aprimorar a experiência e a conversão do usuário em todas as etapas de sua jornada com a marca. Na prática, é a tecnologia auxiliando o marketing em todas as áreas, desde o planejamento e a execução de campanhas até o monitoramento, a coleta e a análise de dados. Com uma estratégia de Martech bem aplicada, as equipes de marketing, tecnologia, CRM, Dados e UX podem impulsionar os resultados do negócio por meio da otimização de seu trabalho. Entrevista | NúbiaMota 6 WEBJUMP Insigths LÍDERDEMARKETINGDA ADOBENA AMÉRICA LATINA, NÚBIAMOTACONTACOMOAS FERRAMENTASDA ADOBE PODEMAJUDARA FOMENTARASOPERAÇÕES B2BEB2C

Foto: Divulgação As tecnologias da Adobe são como copilotos para criadores, profissionais de marketing e de tecnologia que desejam impulsionar seus negócios “ ” Núbia Mota, Head de Marketing de DX Industry Enterprise da Adobe na América Latina WEBJUMP Insigths 7

WJ: A Adobe vem explorando a Inteligência Artificial em diversas frentes e criando novos produtos. Você poderia explicar um pouco mais das iniciativas como o Adobe Firefly e Sensei? NM: Estamos vivendo na era da informação, e, para se destacar, umamarca precisa se comunicar de forma personalizada com seus clientes. No entanto, para atender a toda essa demanda, é necessário ter formas de criar conteúdo de maneira escalável. A Adobe Firefly oferece novas maneiras de idealizar, criar e se comunicar, alémde melhorar significativamente os fluxos de trabalho de criação. O Firefly é a evolução natural da tecnologia que a Adobe desenvolveu ao longo dos últimos 40 anos. Quatro décadas atrás, a Adobe já estava transformando amaneira como o marketing era feito, e agora estamos fazendo isso novamente. Acreditamos que as pessoas devem ter o poder de dar vida às suas ideias exatamente como as imaginaram. O Sensei, disponível nas soluções Adobe Experience Cloud, auxilia no uso desses conteúdos ao longo da jornada do cliente, proporcionando uma experiênciamelhor e, consequentemente, obtendo mais resultados para o seu negócio. WJ: Em sua grande maioria, as empresas já possuem um ecossistema digital implementado. Nesse cenário, qual a curva de adoção das soluções da Adobe Experience Cloud? É preciso contratar todas de uma vez? NM: Contratar todas as soluções da Adobe Experience Cloud de uma só vez nem sempre é aconselhável. Não devemos esquecer que, por trás de toda transformação digital, existempessoas que precisam se adaptar a novos processos. Além disso, acreditamos que os clientes da Adobe devem ter autonomia para trabalhar comnossas soluções e integrá-las às soluções existentes em sua operação. Recomendamos que, ao desenhar a estratégia de uso de uma solução, antes de iniciar a contratação ou expansão, é importante ter casos de uso práticos que possamauxiliar na tomada de decisão e na aprovação interna do orçamento para a expansão das soluções. WJ: Quais dicas você pode dar para negócios que querem implementar uma solução omnichannel, mas que ainda possuem barreiras para analisar a jornada off e on dos seus clientes? NM: Antes de pensar na solução, é importante colocar no papel qual desafio de negócio você deseja resolver em sua empresa e para seus clientes. Desenhe a jornada completa, desde o início até o fim, identificando o que você já possui que pode ser aproveitado e o que precisa ser alterado. Muitos executivos cometemo erro de começar pela solução, mas como você poderá avaliar a melhor solução ou jornada se não tiver desenhado o fluxo ideal para seus clientes, levando em consideração a realidade de seu negócio e do mercado emque atua? WJ: Ainda sobre a jornada do usuário, os dados são fundamentais para uma estratégia personalizada. Qual sua visão sobre o melhor caminho para uma experiência 1:1 e quais ferramentas da Adobe Experience Cloud podem contribuir para uma jornada em real-time? NM: O primeiro passo para oferecer umamelhor jornada ao usuário é priorizar o uso de dados dentro da estratégia de personalização, coletando e organizando dados de todas as fontes ou canais. Para isso, é possível utilizar a solução Real-Time Customer Data Platform, que coleta dados B2C e B2B de todos os sistemas e os unifica emperfis em tempo real prontos para ativação emqualquer canal. Com os dados centralizados, é possível orquestrar jornadas personalizadas em todos os canais, combinando conteúdo personalizado e criando experiências exclusivas e ofertas específicas combase nos desejos e necessidades individuais de cada cliente. Para essa finalidade, recomenda-se o uso da solução AEM, ou Adobe Experience Manager Assets. Entrevista | NúbiaMota 8 WEBJUMP Insigths

Alémdisso, para que os CMOs e CTOs possam gerenciar eficientemente todas essas tarefas entre as equipes, a solução Workfront pode ser utilizada. Essa é apenas um exemplo de jornada, pois existemdiversas implementações e casos de uso do full stack Adobe, mas sua aplicação pode variar de acordo comamaturidade digital de cada negócio. WJ: O mercado de e-commerce nos últimos anos acelerou bastante muito devido ao período pandêmico que passamos. Qual sua visão para empresas que adotaram uma solução de vendas online nesse período, mas que hoje não conseguem escalar o seu business? E como a Adobe Commerce, juntamente a outras ferramentas da Experience Cloud são fundamentais para isso? NM: A pandemia acelerou a presença online das empresas devido à necessidade urgente de se posicionar digitalmente, mas ter um canal digital não significa necessariamente ser digital. É preciso rever processos, estratégias, tecnologia e, principalmente, cultura e pessoas. Você pode contratar a solução de e-commerce número 1 do Gartner, mas se não tiver uma equipe que analise e cuide de toda a cadeia de processos de vendas (tecnologia, marketing, finanças, logística, etc.), o sucesso será comprometido. As empresas que se destacamem seus setores são aquelas que realmente se preocupame investem emoferecer umprocesso de compra sem fricção. WJ: Qual sua visão de mercado para os próximos anos e o que esperar da Adobe como uma das protagonistas nesse cenário. NM: A Adobe está empenhada emdesenvolver a IA generativa de forma responsável, com foco na comunidade criativa. Nossa missão é fornecer aos criadores todas as vantagens práticas e criativas possíveis. À medida que o Firefly continua a evoluir, trabalharemos em estreita colaboração coma comunidade criativa para desenvolver tecnologias que apoieme aprimorem o processo criativo. Esse cuidado comos profissionais e o uso inovador de nossa solução, nos posicionamais uma vez como líderes de mercado, como evidenciado pelos relatórios e pela valorização do preço de nossas ações. As tecnologias da Adobe serão como copilotos para criadores, profissionais demarketing e de tecnologia que desejam impulsionar seus negócios. Recém-lançada pela Adobe, o Firefly é uma ferramenta de IA que oferece novas maneiras de idealizar, criar e se comunicar, melhorando significativamente os fluxos de trabalho de criação Para alterar uma imagem ou vídeo, basta digitar o que você deseja que o Firefly se encarrega de fazer o trabalho WEBJUMP Insigths 9

COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PODE AJUDAR VOCÊ A SER MUITOMAIS EFICIENTE Inteligência Artificial Generativa: a expansão exponencial da criatividade humana Imagem: Rawpixel.com, Shutterstock Todas as vezes em que a inteligência artificial evolui e dá novos passos em direção a um futuro, que antes só se via em filmes de ficção científica, além do enorme leque de benefícios, possibilidades e oportunidades que são discutidos, muito se questiona sobre os riscos envolvidos e sobre os impactos não tão positivos que podem existir com o mau uso de uma tecnologia tão poderosa. Embora haja muitas discussões sobre as consequências negativas do uso da Inteligência Artificial (IA), uma coisa é certa: a tecnologia nunca pediu licença para avançar e trazer aperfeiçoamento. Ela simplesmente evolui, quebra paradigmas e muda constantemente as regras do jogo. TEXTO ERICKMELO, IVANBASTOS E RODRIGOMOURÃO Capa | Inteligência Artificial 10 WEBJUMP Insigths

Omundo vive um momento único e de grande transformação que vai impactar a maior parte dos segmentos, indústrias e o setor de serviços de tecnologia emgeral. Presenciar ummomento como esse é sempre um privilégio. Viver a época em que as coisas estão mudando, evoluindo e deixando de ser como antes. Não há nada mais empolgante do que isso para um amante da tecnologia. Definitivamente, não há como evitar ou frear a recente evolução que os sistemas de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) trouxeramdesde o lançamento do ChatGPT da Open AI, no final de 2022. Mesmo que isso ainda seja o início de algo que será muito maior, eles chegarampara solucionar muitos problemas e trazer um salto gigante de eficiência em áreas e processos que, antes, exigiam um árduo trabalho humano. Deixando de lado, por enquanto, os riscos e as consequências potencialmente negativas da IA que tanto se fala, é preciso focar nos benefícios que essa nova era da tecnologia pode proporcionar. Não se trata de negligenciar os perigos e olhar apenas para o lado bom. Trata-se de entender que, independentemente dos riscos, parece evidente e lógico que os benefícios são muito maiores. Mas quais são, de fato, esses benefícios? Poderia a IA substituir uma pessoa plenamente no exercício de sua função? Pensando em desenvolvimento de software, a Inteligência Artificial Generativa poderia substituir uma pessoa na criação de sistemas de computador? A criatividade humana está ameaçada? Foi pensando um pouco nesses questionamentos que trouxemos aqui um pouco do que já sabemos. Não existe demérito no uso da IA A primeira barreira a ser vencida todas as vezes que surgem novas formas de se fazer trabalhos que antes eram executados por pessoas é o próprio ego humano. Então você se pergunta: o que o ego tem a ver com tecnologia? Quando se fala em Inteligência Artificial, é o ego humano que fica machucado quando a tecnologia supera a sua capacidade cognitiva, e é esse mesmo ego que limita as pessoas de progredir, evoluir ou adotar uma solução que seja melhor do que o seu próprio trabalho. Somente ao deixar o ego de lado, será possível alcançar o desconhecido e seguir em direção ao verdadeiro progresso. Fazendo um paralelo com a ciência, pense nas incríveis descobertas que a humanidade conquistou desde o lançamento do telescópio Hubble, que em 1995 revelou o que é conhecido hoje como Campo Profundo, com uma fotografia que reuniu cerca de 3 mil galáxias em uma área tão pequena do céu e mudou a forma como conhecíamos o Universo, ainda que hoje ela continue commuitos mistérios. Pegando esse exemplo, a pergunta que fica é: de quem é o mérito da fotografia? Do telescópio ou do homem, que construiu e colocou no espaço um equipamento de tamanha tecnologia, controlado remotamente aqui da Terra e que permite enxergar o que os olhos não conseguem ver? O que dizer então do novo telescópio de observação James Webb? A habilidade em extrair o máximo de potencial que uma ferramenta pode oferecer é o que permite superar obstáculos antes inimagináveis. Voltando ao assunto da Inteligência Artificial Generativa, esse é o mesmo contexto vivenciado nos dias atuais: hoje, qualquer pessoa tem acesso a ferramentas que permitem realizar o É o ego humano que fica machucado quando a tecnologia supera a sua capacidade cognitiva, e é esse mesmo ego que limita as pessoas de progredir, evoluir ou adotar uma solução que seja melhor do que o seu próprio trabalho WEBJUMP Insigths 11

inimaginável. Agora, só depende da criatividade de cada um em saber como usar todo esse potencial para os mais diversos fins, como desenvolvimento de código fonte para sistemas, testes automatizados, criação de textos, tradução de textos, desenvolvimento de imagens incríveis em poucos segundos, pesquisas sobre os mais diversos assuntos, entre inúmeras possibilidades. E é justamente a criatividade humana o fator multiplicador exponencial capaz de aproveitar todo o potencial da Inteligência Artificial Generativa. Esse é o momento de se adaptar e evoluir o modelo atual de como trabalhar e desenvolver softwares, usando as ferramentas disponíveis para alavancar e alcançar limites muito maiores. E a oportunidade de ser criativo e deixar a IA fazer o trabalho “braçal” por você. Os atuais desafios no desenvolvimento de software Inúmeros processos são necessários em um ciclo de desenvolvimento de software. Todos esses processos, por mais evoluídos que sejam, não deixam de ser tarefas árduas e repetitivas. Depois das fases iniciais de planejamento e design, vem a fase de implementação. Neste momento, os desenvolvedores executam milhares de linhas de código responsáveis por executar as inúmeras funções e comportamentos que um sistema necessita e que são o escopo desejado do projeto. É aqui, principalmente, que está a fase de maior complicação. A começar pela adoção da linguagem de programação a ser utilizada, você vai precisar de profissionais com conhecimentos específicos naquela tecnologia. Uma linguagem pode ter excelente performance, mas é complexa o suficiente para limitar a velocidade de desenvolvimento. Outra pode ser mais simples e demandar menos tempo, mas não é tão segura ou robusta para projetos de grande escala. Escolhida a linguagem ou a plataforma, estabelecem-se os padrões de desenvolvimento e umas dezenas de convenções e boas práticas que são seguidas, ou não, pelos desenvolvedores. E é aí que a execução, quase que “artesanal”, começa a entrar em jogo. Grande parte do código a ser desenvolvido é feito de forma manual, linha após linha. Por mais que existam inúmeros recursos para validação e padronização de código- -fonte, todas as correções, testes e ajustes necessitam de pessoas, e um enorme gargalo acaba sendo criado com dependência de áreas de desenvolvimento. Ter a possibilidade de É improvável que a GenAI resolva, neste momento, todas as questões e complicações do ciclo de desenvolvimento de software. No entanto, uma coisa é certa: ela vai permitir a escrita de códigos em um tempo muito menor Uma das vantagens do uso de ferramentas de GenAI no desenvolvimento de software é o ganho de tempo Ilustração: Shutterstock Capa | Inteligência Artificial 12 WEBJUMP Insigths

automatizar a escrita de códigos e de testes, que muitas vezes são repetitivos, é dar mais liberdade para o desenvolvedor ter mais tempo para pensar na melhor arquitetura para desenvolvimento, executar mais testes e criar softwares com muito mais qualidade. É improvável que a Inteligência Artificial Generativa resolva, neste momento, todas as questões e complicações do ciclo de desenvolvimento de software. No entanto, uma coisa é certa: a Inteligência Artificial Generativa vai permitir a escrita de códigos em um tempo muito menor. Não se trata de um ganho de velocidade de duas ou três vezes. Em testes aqui na WEBJUMP com nossos especialistas, alguns trechos de código chegam a ser escritos dez vezes mais rápido utilizando engenharia de prompt. É um verdadeiro canhão! GenAI como linguagem de programação universal Não é possível determinar com exatidão quantas linguagens de programação existem atualmente. Novas linguagens e formas de programação continuam surgindo constantemente, muitas delas com o conceito de low code, que são plataformas de desenvolvimento por meio de interface gráfica e menos necessidade de linhas de código. Independentemente da linguagem em que cada pessoa busca aprimoramento, sempre existem uma curva de aprendizado e desafios a serem superados. O cérebro humano é capaz de aprender qualquer uma das linguagens existentes. A variável que torna uma pessoa melhor do que a outra é o tempo em que ela demora para aprender e aplicar o conhecimento necessário, além de quantas linguagens ela consegue absorver e usar. Com a Inteligência Artificial Generativa fazendo o trabalho de tradução da linguagem, os profissionais que hoje são especialistas em desenvolvimento de software acabam se tornando verdadeiros poliglotas digitais. Sim, é isso mesmo. Se você sabe a lógica de programação, finalmente não precisará se preocupar mais com a linguagem. Você simplesmente poupou horas e horas de estudo e compreensão de semântica necessários para dominar uma ou outra tecnologia de desenvolvimento. Além de fazer códigos muito mais rápidos e padronizados, agora você também é agnóstico e capaz de fazer código em qualquer linguagem. É como se você tivesse ganhado superpoderes da noite para o dia. É momento de se transformar A Inteligência Artificial Generativa tem tudo para ser uma grande virada na forma como se cria e desenvolve software. Seja via prompt de comando ou por plataformas ainda mais avançadas que podem surgir e facilitem essa interface de comunicação com a IA. De alguma maneira, é hora de se movimentar e entender que estamos próximos de uma nova transformação. O timing perfeito para a migração total sempre é a maior dúvida. No entanto, um conselho importante: esteja preparado. Não vire as costas ou ignore novas tecnologias. Elas podem ser um divisor de águas na forma como as coisas são hoje e como poderão ser amanhã. Se você estiver pronto e acompanhar o ritmo das mudanças e do mercado, não se tornará jamais obsoleto. É tempo de evoluir e usar a tecnologia a seu favor. A Inteligência Artificial não é melhor do que o ser humano. Ela nos torna melhores seres humanos. Com a Gen AI fazendo o trabalho de tradução da linguagem, os profissionais que hoje são especialistas em desenvolvimento de software acabam se tornando verdadeiros poliglotas digitais WEBJUMP Insigths 13

CONHEÇA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ESPECIALIZADA EM MARKETING QUE POTENCIALIZA SEU NEGÓCIO Adobe Sensei o poder da IA na experiência digital Atualmente existem inúmeras soluções de Inteligência Artificial no mercado. No entanto, quando o assunto é maximizar os resultados de um negócio nenhuma é tão completa quanto o Adobe Sensei. Criado especialmente para a área de marketing, o Adobe Sensei é a Inteligência Artificial desenvolvida pela Adobe treinada para apoiar sua equipe emdiversos processos, indo desde as etapas criativas e análises de dados, passando pela personalização da experiência do usuário, até a tomada de decisões para melhorar o engajamento, aumentar as vendas e reduzir os custos operacionais. O Sensei é incorporado emdiversas funcionalidades nas soluções da Adobe Experience Cloud e em outros produtos da Adobe, como o famoso Photoshop. Dessa forma, não é necessário desenvolver nenhuma integração com a IA para que sua equipe tenha funcionalidades sofisticadas. Conheça alguns recursos embarcados nos produtos da Adobe Experience Cloud que já utilizam o Adobe Sensei. Dados e Insights Dentro do Adobe Analytics, o Sensei funciona como um analista virtual que detecta automaticamente possíveis anomalias quando mudanças estatisticamente significativas acontecemde forma inesperada. Dessa forma, é possível avaliar rapidamente o que pode ter colaborado para essa alteração positiva ou negativamente. Já no Real-Time CDP, a IA identifica segmentos de forma automática buscando avaliar todos os comportamentos e métricas para buscar semelhanças e diferenças. Conteúdo e Commerce No Adobe Commerce, recursos de inteligência fornecem ummotor de busca otimizado e geram automaticamente recomendações de produtos para o cliente durante sua jornada de compras. Na etapa de gestão de conteúdo, o Experience Manager Assets reduz as ações manuais da sua equipe na hora de adicionar imagens com o recurso Smart Tags, que identifica palavras-chaves para descrever o tipo de conteúdo que está sendo cadastrado. Outro recurso interessante é a geração automática de variações de imagens, que ajusta o arquivo para os mais variados tamanhos mantendo emdestaque o que é mais relevante na foto. O Sensei é incorporado em diversas funcionalidades nas soluções da Adobe Experience Cloud e em outros produtos da Adobe Capa | Inteligência Artificial 14 WEBJUMP Insigths

Jornada do Cliente O Sensei está presente no Adobe Journey Optimizer por meio da predição da preferência de engajamento de cada usuário. Já no Target, ele permite realizar testes A/B, distribuindo os clientes automaticamente, e automatizar a personalização do conteúdo. Ganhando Vida Recentemente a Inteligência Artificial ganhou “vida própria” e se tornou generativa, ou seja, ela já é capaz de realizar iniciativas e ações de forma autônoma e gerar novos conteúdos de textos, imagem e vídeo. Ao contrário da Inteligência Artificial tradicional, que tem como propósito realizar a análise de dados para comparação, estatísticas e probabilidade, por exemplo, a generativa visa criar algo novo, original e único. Na Adobe, esse poder é fornecido por dois motores: Sensei GenAI e Firefly. O GenAI funciona como um copiloto dentro da Experience Cloud, permitindo que você o utilize dentro do fluxo de trabalho para acelerar a criação de experiências únicas aos clientes, resolver problemas complexos e apoiá-lo em tarefas repetitivas. Já o Firefly é especializado na manipulação e criação de imagens utilizando a IA. Com ele, é possível gerar uma foto a partir de uma frase descritiva, realizar preenchimentos, remover ou incluir elementos nas imagens, tudo de forma rápida e simples, bastando selecionar a área e escrever o que deseja modificar. Você pode experimentar a ferramenta diretamente no seu browser, basta acessar o endereço firefly.adobe.com. Na página, basta clicar em uma das opções de geração e soltar a imaginação. Vale lembrar que o objetivo dessas ferramentas não é competir com os profissionais da área, mas sim se tornar um aliado, potencializando a imaginação e a criatividade, seja economizando tempo nas tarefas trabalhosas ou facilitando a experimentação, destravando limites. SAIBA MAIS Para saber mais sobre o Adobe Sensei o Adobe Firefly, acesse www.adobe. com/sensei e firefly. adobe.com. Experience Manager Assets Nos Assets, é possível gerar automaticamente imagens para os diferentes canais, incluindo web, redes sociais, e-mail e dispositivos móveis de forma que o assunto principal da foto ganhe destaque ou seja adaptado para várias resoluções. Dessa forma, não se trata de um simples redimensionamento do tamanho da imagem. Experience Manager Sites O Adobe Sensei GenAI adiciona ferramentas para você poder criar, resumir ou reescrever conteúdos respeitando o tom da mensagem que sua marca utiliza. Journey Optimizer Os recursos de IA disponíveis no Journey Optimizer personalizam a experiência do cliente durante a jornada com experimentação e inteligência para potencializar o engajamento e a conversão. Além disso, o Optimizer também permite criar uma jornada baseada em guias estratégicos de casos de uso e insights sobre o comportamento dos usuários. RECURSOS GENERATIVOS DOS PRODUTOS ADOBE WEBJUMP Insigths 15

Catálogo de IA Generativa Selecionamos as principais referências de IA nas mais diversas categorias, para você ser pioneiro e beta tester de algumas das soluções que já estão revolucionando o mundo. Veja o que já é realidade sobre GenAI e o que ainda está por vir. ARTE, IMAGEM E DESIGN Adobe Firefly Mecanismo de IA Generativa para criação de imagens. www.firefly.adobe.com Adobe Firefly agora no Photoshop. O Photoshop todo mundo conhece, mas a Adobe aprimorou ainda mais a ferramenta com a introdução do Firefly. Com certeza, isso vai revolucionar a forma de trabalhar e incrementar ainda mais a criatividade. Papercup Fantástico software de dublagem e tradução com voz humana de vídeos com IA. Shuffll Agilize o processo de criação com um a ferramenta de vídeo aprimorada. NightCafé Crie obras de arte e ilustrações. Color Magic Ferramenta essencial para auxiliar designers a criarem paletas de cores exclusivas. Profile Picture.AI Crie Avatares perfeitos a partir da sua foto e use em seus perfis nas redes sociais. Mindjourney Uma das plataformas mais populares para gerar imagens a partir de descrições (prompts). FineShare Câmera virtual AI projetada para gravação de vídeo e conferências. Munch Crie clipes curtos a partir de vídeos longos para maximizar a exposição nas redes sociais. VÍDEOS E EDIÇÃO Capa | Inteligência Artificial 16 WEBJUMP Insigths

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ALEXIS ROCKENBACH CEOCOMPASS UOL GANHE MAIS EFICIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE COM A IA GENERATIVA Artigo | Impactos eOportunidades da IAGenerativa 18 WEBJUMP Insigths Uma nova era da Engenharia de Software Há exatamente 29 anos, no dia seguinte que me formei em Ciência da Computação, escolhi trilhar o caminho do empreendedorismo no campo do desenvolvimento de software para empresas. Durante essas quase três décadas, testemunhei a indústria de software passar por revoluções significativas. As transformações, tais como a transição para a arquitetura "cliente-servidor", o "downsizing" e o surgimento da "computação distribuída", moldaram drasticamente a maneira como trabalhamos. Além disso, por volta de 2010, o conceito de "Computação em Nuvem" − que já existia há algum tempo − ganhou um impulso espetacular, redirecionando o curso da indústria de TI em um sentido totalmente novo. A Inteligência Artificial (IA) não é uma novidade. Desde os primórdios da IA nos anos 50, passando pela explosão dos algoritmos de aprendizado de máquina nos anos 1960 e 1970, a IA tem sofrido uma evolução constante e gradual. A popularidade explosiva de ferramentas como o ChatGPT e a IA Generativa, na realidade, é resultado de uma vasta gama de pesquisas e avanços constantes na área ao longo das últimas sete décadas. A IA Generativa, apesar de já existir há algum tempo, não havia capturado a atenção da maioria de nós até muito recentemente. No entanto, essa realidade mudou rapidamente e, para muitos, de forma surpreendente. Quando a OpenAI apresentou o ChatGPT ao público, ela introduziu uma inovação sem precedentes, expondo as caixas-pretas do modelo Generative Pretrained Transformer (GPT) por meio de uma interface de chatbot, elevando essa tecnologia a um tópico de cultura popular. O que torna o ChatGPT particularmente inovador é a maneira como ele disponibiliza as ferramentas de IA Generativa para o público, por meio de uma camada de interação baseada emprocessamento de linguagem natural (Natural Language Processing - NLP). Essa abordagempermite que qualquer indivíduo interaja com uma plataforma computacional que simula uma conversa humana de maneira incrivelmente realista. Tal interação tem um efeito tão convincente que pode fazer o interlocutor do outro lado do diálogo sentir como se estivesse conversando com um ser consciente. Essa percepção de interação quase humana é, provavelmente, o motivo principal da sensação de uma explosão exponencial no campo da IA. Nenhuma outra mudança emdiferentes campos de conhecimento − inclusive no

WEBJUMP Insigths 19 desenvolvimento de software − parece ter provocado um impacto tão disruptivo para a humanidade e, mais especificamente, para a indústria de software, como a recente ascensão das plataformas de Inteligência Artificial generativa desde novembro de 2022. Muitos profissionais, incluindo eu, acreditamos que, embreve, poderemos ser até dez vezes mais produtivos na construção de softwares com o auxílio da IA. De fato, a evolução recente da IA já está proporcionando ganhos significativos em termos de produtividade na engenharia de software. Dentro das várias etapas que compõem a construção de aplicativos, a indústria de software já se beneficia de funções e recursos de IA incorporados nos atuais ambientes de desenvolvimento integrado (Integrated Development Environments - IDEs), plataformas de construção de aplicativos, ferramentas de automação, ferramentas de monitoramento de desempenho de aplicativos e muito mais. Já faz algum tempo que estamos aproveitando, em ritmo crescente, as vantagens proporcionadas pela IA para otimizar todo o ciclo de desenvolvimento de software. Entretanto, há complexidades inerentes às aplicações consideradas críticas para a missão das empresas. Mesmo que as ferramentas e plataformas de IA generativa possam acelerar substancialmente atividades que fazemparte do ciclo de vida do desenvolvimento de software, elas ainda não são totalmente adequadas para fornecer respostas precisas e confiáveis que as atividades complexas de tomada de decisão exigem. Essa discussão é permeada de questões complexas, e sabemos que existem inúmeros detalhes a serem considerados em cada categoria de aplicativos e plataformas digitais. As plataformas digitais se tornaram um elemento central da transformação dos negócios nas últimas duas décadas, introduzindo novas formas de pensar sobre o processo de desenvolvimento de software, como os métodos ágeis e a agilidade nos negócios. Esses conceitos, originários da indústria de software, têm influenciado todas as esferas econômicas, redefinindo a maneira como as empresas são organizadas e gerenciadas. Não podemos deixar de abordar a crucial discussão sobre as limitações das atuais ferramentas de IA generativa e modelos de linguagem de larga escala (Large Language Models - LLMs). As implicações humanas e éticas dessas ferramentas, que possuem umpoder imenso e criam a ilusão de consciência, são significativas. As preocupações incluem questões como falta de precisão, direitos de propriedade intelectual e possíveis danos causados por códigos gerados sem a supervisão humana, que podemproduzir efeitos inesperados em atividades críticas nas organizações de diferentes setores. Para finalizar, acreditamos firmemente na relevância contínua dos desenvolvedores e na ideia de que as limitações dos LLMs não permitem um cenário no qual os engenheiros de software seriam substituídos por máquinas. Prevemos que os desenvolvedores que irão prosperar nesta nova fase serão aqueles que conseguirem se adaptar e entender como utilizar todo o arsenal de IA para se tornaremmais eficientes e produtivos em suas atividades. Muitos profissionais, incluindo eu, acreditamos que, em breve, poderemos ser até dez vezes mais produtivos na construção de softwares com o auxílio da Inteligência Artificial Ilustração: bygermina, Shutterstock

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DANIEL FIOQUI HEADDECONTINUOUS IMPROVEMENTNA WEBJUMP Metodologia 22 WEBJUMP Insigths COMO O LEAN THINKING TEM AJUDADO EMPRESAS A SUPERAREM OS DESAFIOS DOMERCADO Aumento da concorrência, custos de produção elevados, prazos apertados, ineficiências nos processos, clientes cada vez mais exigentes e economia em alerta. Esses são apenas alguns desafios que muitas empresas tecnológicas têm enfrentado nesse mar incerto de tantas mudanças no mercado global. Os desafios são complexos e pedem soluções urgentes para aumentar a eficiência operacional e reduzir desperdícios. É aí que entra oLean Thinking . Lean Thinking: entregando mais commenos Fonte: Associação Brasileira de Empresas de Software www.abes.com.br Foto: Peshkova, Shutterstock DADOS DO SETOR SegundopesquisadaInternational DataCorporation (IDC) , 2023 será umanodemais reduções em investimentos naáreade tecnologiae aeconomiado setor estáemalerta. O Brasilmanteve 36%dos investimentos emtodaaAméricaLatina, contra 40%napesquisaanterior.

WEBJUMP Insigths 23 Otimizando processos, impulsionando inovação e entregando valor Mas afinal, o que é Lean Thinking, quais são os seus benefícios e como implementá-lo? Tudo começou com o Sistema Toyota de Produção, que surgiu no Japão na década de 1950, na fábrica de automóveis da Toyota. Mais recentemente, conforme as empresas de tecnologia adotavammétodos ágeis de desenvolvimento de software, como o Scrum e o XP (Extreme Programming), e se voltavam para a entrega contínua de valor aos clientes, surgiu a necessidade de adaptar os princípios do Lean Thinking para o contexto digital (também chamado de Lean Digital). O Lean Thinking aplicado a empresas tecnológicas enfatiza a experimentação rápida, o feedback dos clientes e o uso de análise de dados para impulsionar a inovação e o crescimento no setor tecnológico. Superando obstáculos rumo à eficiência e à inovação Mas nem tudo é mil maravilhas. Implementar o Lean Thinking em empresas de tecnologia apresenta desafios específicos. Alguns deles incluem a necessidade de mudar a cultura organizacional, lidar com estruturas complexas, enfrentar prazos e pressões do mercado, lidar com a falta de conhecimento e a experiência em estabelecer TRANSFORMANDO O VALOR EM RESULTADOS E por onde começar? Como entender e aplicar os conceitos do Lean Thinking para atingir a excelência operacional e entregar valor ao cliente? Sugerimos alguns passos. #1Entendao que é valor para o cliente e alinhe todas as atividades com esse objetivo. Nessa etapa tenha pleno entendimento das necessidades e das possíveis soluções que atenderão a necessidade do cliente. #2Visualizetodo o fluxo de atividades envolvidas na entrega do produto ou serviço, identificando gargalos e oportunidades de melhoria, desde o Discovery até a entrega do produto ou serviço para o cliente. #3Elimineatividades não essenciais para aumentar a qualidade dos produtos ou serviços entregues. #4Construaum planejamento de fluxo de trabalho contínuo, sem que haja interrupções, minimizando atrasos e tempos de espera. #5Desenvolvaapenas o necessário, combase na real demanda e necessidade do cliente, evitando soluções que não resolvemproblemas relevantes, causando desperdícios. O tempo e os recursos são direcionados apenas para atividades realmente importantes, aumentando a produtividade e a capacidade de entrega. #6Busqueconstantemente a melhoria, eliminando e os desperdícios e buscando a excelência operacional. métricas adequadas. Superar esses desafios é essencial para colher os benefícios de uma abordagem enxuta e orientada para a eficiência na indústria de tecnologia. Mas nossa intenção aqui é te ajudar. Por isso, separamos algumas dicas importantes para você lidar com cada umdesses possíveis desafios.

Metodologia 24 WEBJUMP Insigths Cultura organizacional resistente à mudança Algumas organizações de tecnologia podem ter uma cultura enraizada em práticas tradicionais e resistir à mudança para abordagens mais enxutas. Para diminuir a resistência à mudança é necessário investir em comunicação efetiva, envolvimento dos funcionários, treinamento adequado, liderança comprometida, celebração de pequenas vitórias e gerenciamento empático da resistência. Essas ações ajudam a criar um ambiente propício para a mudança, permitindo que os colaboradores compreendam os benefícios do Lean Thinking, se engajem no processo de implementação e sintam-se valorizados e apoiados ao longo dessa transformação cultural. Estruturas organizacionais complexas Empresas de tecnologia muitas vezes têm estruturas organizacionais complexas, com várias equipes interdependentes e hierarquias. Essa complexidade pode dificultar a implementação eficaz do Lean Thinking que enfatiza a colaboração, a eliminação de desperdícios e a tomada de decisões LEAN THINKING E AS GIGANTES DA TECNOLOGIA O LEAN THINKING TEM IMPULSIONADO EMPRESAS DE DIVERSOS SETORES, PROPORCIONANDO RESULTADOS EXPRESSIVOS. Um exemplo notável é oSpotify , plataforma de streaming de música. Ao combinar métodos ágeis e técnicas Lean em seu processo de desenvolvimento de software, o Spotify conseguiu lançar novos recursos de forma rápida e iterativa, obtendo feedback dos usuários e melhorando a qualidade de seus serviços. AToyota , pioneira no desenvolvimento do Lean Thinking, aprimorou a eficiência de suas linhas de produção por meio do monitoramento em tempo real e da análise de dados. Essa abordagem resultou em redução de custos, otimização dos fluxos de trabalho e aumento da qualidade em suas operações. ANetflixaplicou o Lean Thinking em sua estratégia de personalização e recomendação de conteúdo. Utilizando algoritmos avançados e análise de dados, ela oferece recomendações personalizadas aos usuários, aumentando o engajamento, reduzindo a rotatividade de assinantes e impulsionando o crescimento de sua base assinantes.

WEBJUMP Insigths 25 rápidas. Para diminuir essa complexidade é essencial simplificar e visualizar processos, fomentar a colaboração e a comunicação entre equipes, promover transparência e responsabilidade. Essas ações ajudam a reduzir a complexidade, permitindo maior agilidade, colaboração e eficiência operacional. Prazos e pressões do mercado O setor de tecnologia é conhecido por prazos apertados e pressões competitivas. Isso pode levar as empresas a priorizarem a entrega rápida de produtos em vez de se concentrarem na melhoria contínua, processo de Discovery, e na eliminação de desperdícios, o que é fundamental no Lean Thinking. Estabeleça prioridades claras para o desenvolvimento e a entrega de produtos ou serviços por meio de técnicas de engenharia de valor, como o Weighted Shortest Job First (WSJF). Identifique as funcionalidades essenciais e concentre-se em fornecer valor significativo aos clientes. Isso permite que a equipe se concentre nas áreas de maior impacto, evitando a sobrecarga de recursos em demandas menos relevantes. Falta de conhecimento e experiência A adoção do Lean Thinking requer uma compreensão profunda dos princípios e ferramentas Lean. Muitas empresas de tecnologia podemnão ter a expertise necessária para implementar as práticas Lean, o que pode resultar emdesafios na aplicação correta dos conceitos. Incentive a aprendizagem contínua e a troca de conhecimento entre os colaboradores. Alémde treinamentos adequados, crie espaços para compartilhar experiências e insights sobre a implementação do Lean Thinking. Isso permitirá que a equipe aprenda uns com os outros e se desenvolva coletivamente na adoção dos princípios Lean. Falta de métricas O Lean Thinking valoriza a medição e o monitoramento contínuo do desempenho para identificar áreas de melhoria. No entanto, as empresas de tecnologia podem enfrentar desafios ao definir métricas relevantes e coletar dados confiáveis. Identifique os objetivos estratégicos da empresa e estabeleça métricas que estejam relacionadas a esses objetivos. As métricas devem refletir os resultados-chave desejados, como redução de custos, aumento da produtividade, satisfação do cliente, entre outros. Lean Digital O Lean Thinking é uma abordagempoderosa para impulsionar a eficiência e a eficácia operacional, permitindo que as empresas entreguemmais com menos recursos. Ao eliminar desperdícios e focar no valor para o cliente, as organizações podem otimizar seus processos, aumentar a qualidade, reduzir custos e melhorar o atendimento ao cliente. A aplicação do Lean Thinking emdiferentes setores temgerado resultados expressivos, proporcionando vantagens competitivas significativas. Investir no Lean Thinking pode ser uma estratégia promissora para evoluir a agilidade organizacional e responder rapidamente a mudanças no mercado. Faça mais commenos por meio dos Serviços de Agilidade da WEBJUMP e com o Adobe Workfront. Em um ambiente cookieless, no qual os cookies de rastreamento de terceiros estão sendo limitados ou eliminados, a CDP desempenha um papel ainda mais crucial na gestão de dados de clientes LEAN THINKING VALOR FLUXO EXTRAIR PERFEIÇÃO FLUXO DE VALOR

Em um cenário altamente competitivo, as empresas enfrentam desafios constantes para se manterem à frente e alcançarem o sucesso desejado. Felizmente, uma abordagem comprovada tem se mostrado eficaz para superar esses obstáculos. Neste artigo, quero conectar o Lean Thinking com duas leis escritas pelo historiador Cyril Northcote Parkinson na década de 1950, que continuam muito atuais, considerando os desafios enfrentados pelos gestores no século 21. O Lean Thinking é uma filosofia empresarial que busca otimizar processos, eliminar desperdícios e impulsionar a eficiência e a produtividade. Por meio do Lean Thinking, é possível identificar e eliminar atividades que não agregam valor, liberando recursos preciosos para seremdirecionados para o aprimoramento de produtos e serviços. Conectando isso com as leis criadas por Cyril Parkinson, temos a Lei de Parkinson, que faz a seguinte afirmação: "O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para sua realização". Resumidamente, essa lei refere-se à dificuldade humana empriorizar e deixar as coisas para a última hora. Sabemos o quão complexo é lidar com expectativas e prazos, mas essa lei reforça algo muito comum do ser humano, que é a procrastinação natural. Utilizando o conceito do Lean Thinking, podemos ter mais consciência ao concentrar os esforços em iniciativas que são realmente relevantes para o momento, enxergando alémdas complexidades e burocracias desnecessárias, e alcançando ummaior impacto no cenário de negócios emque estamos inseridos, muitas vezes com menos desgaste físico, mental e emocional. Já a Lei da Trivialidade nos diz que "O tempo gasto emqualquer itemda agenda é inversamente proporcional à soma [de dinheiro] envolvida". Isso nos faz entender que tendemos a dar mais importância a questões triviais do que às questões verdadeiramente relevantes. Isso ocorre porque é muito mais fácil opinar sobre assuntos simples do que sobre assuntos complexos e delicados. Nas empresas, isso pode levar à dispersão de recursos preciosos emproblemas simples, muitas vezes por assuntos que ganham destaque devido a algum caso externo, mas que não se aplicam fielmente à realidade da sua empresa. O Lean Thinking nos convida a simplificar, a voltar o foco para o cerne do negócio e ajustar o processo de trabalho constantemente. Ao eliminar a complexidade desnecessária e aprender a priorizar o que é essencial, as áreas podem alinhar seus esforços às demandas cruciais do mercado. Gestão eficiente Em ummundo no qual a velocidade é essencial e os recursos são (e precisam ser) limitados, o Lean Thinking emerge como uma poderosa ferramenta para a gestão do tempo e dos recursos. Ao eliminar desperdícios, simplificar processos e otimizar a alocação de recursos, as empresas se tornammais capazes de se adaptar às constantes demandas que a transformação do mercado e do mundo exigem. Aplicando o Lean Thinking em desafios reais ELIMINE A COMPLEXIDADE DESNECESSÁRIA E CONCENTRE-SE NO QUE É ESSENCIAL ALEXANDRE RODRIGUES CTONAWEBJUMP Artigo | Lean Thinking 26 WEBJUMP Insigths

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