Entre com seu cadastro Meus Pedidos
O Segredo de Jeanne Baret

O Segredo de Jeanne Baret

Literatura

R$ 59,90
Disponibilidade: 10 dias após a confirmação de pagamento

Livro de não-ficção da pesquisadora Glynis Ridley resgata a incrível aventura da primeira mulher a circum-navegar o planeta

No século 18, mais precisamente no ano de 1765, mulheres eram proibidas de tripular navios. E é exatamente essa particularidade que torna extraordinária a aventura de Jeanne Baret, uma jovem herbolária camponesa que tinha profundo conhecimento de plantas. Jeanne era assistente e amante do eminente botânico aristocrata Philibert de Commerson, escolhido para integrar o corpo de cientistas da missão de circum-navegação que traria novas perspectivas ao império francês, e se disfarça de homem para seguir viagem com o patrão.

Navegando pelos sete mares, os amantes secretos desembarcavam em cada escala para coletar e classificar plantas – entre muitas outras, a dupla foi responsável pela descoberta da buganvília, no Rio de Janeiro —, mas Jeanne tinha um desafio a mais: lidar com a desconfiança do restante da tripulação acerca de seu verdadeiro gênero, além de viver em constante tensão ante a ameaça de estupro coletivo. Tinha também um poderoso inimigo, o cirurgião de bordo, disposto a tudo para revelar o que ela precisava esconder.

O Segredo de Jeanne Baret é o resultado de uma pesquisa histórica extremamente cuidadosa e acurada da autora inglesa Glynis Ridley, que consultou fontes como o diário de bordo do comandante da expedição, Louis-Antoine de Bougainville, e do próprio Philibert Commerson. Mais: confrontou-as com outros relatos de cientistas que participaram da expedição para determinar a versão mais fidedigna possível desta empreitada sem precedentes. A edição em língua portuguesa da Editora Europa conta com tradução primorosa de Roberto Araújo. Uma aventura real, repleta de ousadia e coragem.

Sobre a autora
Glynis Ridley nasceu em Newcastle, Inglaterra. É Mestre em Artes pela Universidade de Edimburgo e Doutora em Filosofia pelo Trinity College da Universidade de Oxford. Atualmente é professora e diretora da cadeira de Literatura Inglesa na Universidade de Louisville, Kentucky, EUA. Pesquisadora de História e especialista no século 18, possui diversos artigos científicos publicados, além dos livros Clara’s Grand Tour, premiado pelo Instituto de Pesquisas Históricas de Londres, e este O Segredo de Jeanne Baret.

Ficha técnica

Autor: Glynis Ridley
Editora: Editora Europa
Formato: 13,5 cm x 20,5 cm

Outras edições