WEBJUMP Insights - Edicão 1

Do lado de coleta, destacamos CRM, ERP, PDV, TEF, Webanalytics (GA4, Adobe Analytics). Para gestão e armazenamento destacamos dataware- -houses. Quando falamos de dados de clientes, destacamos os sistemas de CDP, como o Adobe Real- -Time CDP. Times empoderados, para resultados incrementais A mágica começa a acontecer uma vez que cada time tem acesso a indicadores claros e flexíveis dos indicadores estratégicos e táticos da sua área. Qual a receita gerada pela mídia paga? E entre elas, qual segmento de audiência trouxe mais clientes no primeiro clique? Qual segmento de audiência costuma gerar mais reclamações no SAC? Qual transportadora tem maior chance de atrasos? De posse de resultados sobre suas ações, os times conseguem fazer comparações, sugerir testes, avaliar os resultados em um processo de melhoria constante. A parte dos dados até é simples, pois difícil mesmo é a organização possuir um processo de inovação e melhora incremental baseado em dados. Resultados exponenciais Ao nível de marketing ou negócios, há sempre uma fila de ações disponíveis que podem trazer maior ou menor retorno. E há as alavancas, que seriam as ações com retorno desproporcional ao investimento. Pode ser uma troca pequena de layout, uma melhoria de SEO ou mesmo um ajuste de preço. Não importa. Uma boa alavanca traz muito mais retorno do que uma operação normal. E todos os bons analistas sonham em achar alavancas para fazer seus indicadores dispararem. Eis que as ferramentas de analytics normalmente enchem de dados os boards e dashs do time e inibem a descoberta de insights de possível ganho exponencial. As alavancas são soterradas pela rigidez do sistema e o volume de trabalho necessário para encontrá-las. Assim, o ganho escalável de alavancas de negócio só ocorre quando se preenche lacunas de negócio em um tempo curto para insight. Respostas para perguntas como “por que o produto A vende mais em Belo Horizonte do que no resto do Brasil?” podem levar a fazer explodir as vendas do produto nacionalmente. Nesse ponto destaca- -se tecnologias juntando inteligência artificial e dados, como o Adobe Sensei. Ao usá-lo via ferramentas de Analytics e Insights, o analista consegue responder em poucos minutos o que normalmente levaria dias de trabalho com planilhas e mais planilhas. Na era do big data, transformar petabytes de dados coletados em insights valiosos não é algo simples, mas não chega a ser coisa de outro mundo PERGUNTAS QUE SEU ANALYTICS DEVERIA RESPONDER • Por que este produto vende mais para um segmento de audiência do que para outro? • Qual campanha é mais efetiva em popular listas de remarketing? • Qual campanha ou origem de tráfego traz clientes com maior LTV? • Quais segmentos de audiência tem mais chances de cancelamento, fraude e estornos? • As pessoas que não estão comprando, não estão comprando por qual motivo? WEBJUMP Insigths 45

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